Spodoptera

Sementes Biomatrix

Spodoptera: identifique e controle esse complexo de lagartas no milho

Spodoptera: como identificar as espécies e as melhores formas de controlar essas lagartas no milho.

No Brasil há uma estimativa de perdas anuais em torno de US$400 milhões de dólares apenas na cultura do milho devido ao ataque da Spodoptera frugiperda.

Mas essa não é a única Spodoptera presente no Brasil, já que existem aproximadamente 30 espécies pertencentes ao mesmo gênero. Há relatos, por exemplo, de Spodoptera cosmioides Spodoptera eridanea atacando o milho nas lavouras brasileiras.

Por isso, apresentamos aqui como identificar essas espécies e qual o melhor manejo para essas lagartas não interferirem na sua produção. Confira!

A principal praga do complexo: a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda
Essa praga ocorre em todas as fases de desenvolvimento da cultura do milho, podendo também ser encontrada em algodão, soja, feijão, sorgo dentre outras culturas. 

No continente americano há relatos do ataque desta praga em mais de 80 culturas com perdas podendo chegar a 60% da produtividade, dependendo da fase de desenvolvimento da planta, cultivar utilizado, local de plantio e manejo utilizado.

O ciclo completo do inseto dura em torno de 35 dias. Em condições favoráveis de temperatura e umidade pode chegar a 12 ciclos completos por ano, fazendo com que os cuidados com esta praga sejam constantes. 

A lagarta possui alto potencial reprodutivo, deixando um elevado número de descendentes. A postura pode conter de 150 a 350 ovos de Spodoptera frugiperda, sendo observado um máximo de até 13 posturas por fêmea.


Postura da lagarta-do-cartucho

Outro fator que explica os grandes prejuízos pela S. frugiperda é sua alta capacidade de dispersão, já que o adulto pode disseminar a longas distâncias.

Danos da Spodoptera frugiperda no milho

Na fase inicial da cultura esta praga pode ter o hábito da lagarta-rosca, cortando as plântulas e causando perda de estande. Isso diminui significativamente a população inicial da lavoura.